domingo, 26 de agosto de 2012

A novela vai trazer a afirmação do negro como  quase nunca se viu em novelas de época, disse Pitanga sobre nova novela. Foto: Mauro Pimental/Terra

Homenagem ou não dos autores de Lado a Lado à princesa Isabel, que assinou a Lei Áurea e aboliu a escravidão em 1888, Isabel personagem de Camila Pitanga na próxima novela das 18h da TV Globo vai mostrar a força da mulher brasileira. Filha de um ex-escravo (Milton Gonçalves), Isabel vai sofrer para ter o amor de Zé Maria (Lázaro Ramos), mas vai dar exemplo de luta, de que é possível sonhar e ter liberdade. "A novela vai trazer a afirmação do negro como quase nunca se viu em novelas de época. Vão ser pessoas dignas, com auto-estima e isso é muito importante", explica a atriz, que destaca como ponto forte da trama a amizade entre ela e Laura, personagem de Marjorie Estiano, que se conhecem na igreja no dia do casamento de ambas e mesmo de classes sociais diferentes, acabam se tornando grandes amigas. A novela tem estreia prevista para o dia 10 de setembro.

A novela se passa no Rio de Janeiro do início do século 20, onde a cidade tentava se transformar em uma nova Paris, abrindo avenidas e removendo pessoas para longe, dando origem à primeira favela carioca, no Morro da Providência, no centro da cidade. Camila acha que é possível aproveitar a novela e traçar um paralelo em relação à cidade atual. "É interessante comparar o Rio de Janeiro daquela época com a de hoje. As remoções, que estão acontecendo de novo. O Rio vive uma euforia de remodelar a cidade. Na época era de criar uma nova Paris e agora estamos pensando em Jogos Olímpicos."

A personagem de Camila Pitanga traz ainda a força da dança, da musicalidade e ao mesmo tempo das boas maneiras, da etiqueta e do francês aprendidos na casa de Madame Besançon (Beatriz Segall), onde Isabel trabalha desde os 14 anos. "Amo dançar, minha mãe tem formação em dança e antes mesmo de saber da novela, no início do ano fiz algumas aulas de dança", lembra.

Mas a personagem dá trabalho a Camila Pitanga, que leva cerca de duas horas para colocar o aplique no cabelo, que a deixa com um cabelo maior e mais escrespado. Além disso ainda consegue tempo para cuidar da filha e manter a forma com uma alimentação saudável e aulas de ginástica três vezes por semana.