sábado, 22 de setembro de 2012


Camila Pitanga e o pai, Antônio Pitanga, jantaram juntos nesta sexta-feira, 21. Eles estiveram em um restaurante do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, acompanhados de amigos. Atualmente, a atriz está no ar na novela "Lado a Lado", como Isabel.

Camila Pitanga (Foto: Rodrigo dos Anjos / AgNews)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Atriz interpreta filha de escravos em 'Lado a Lado'. Foto: BBC Brasil


Camila Pitanga, 35 anos, já deixou sua marca na televisão brasileira graças a papéis como a prostituta Bebel, de Paraíso Tropical, e a executiva Carol, de Insensato Coração. Hoje, a atriz vive Isabel, uma das protagonistas de Lado a Lado, nova novela das 18h da TV Globo. Sua personagem é filha de um ex-escravo e empregada doméstica no Rio de Janeiro de 1904. Apesar de reconhecer que o principal objetivo das telenovelas é o entretenimento, acredita que papéis como este podem contribuir para gerar reflexão sobre assuntos importantes da sociedade. "Acho que a novela é uma faísca. Pode contribuir para gerar uma reflexão afirmativa", disse.

Camila nasceu em uma família de atores. Filha de Antônio Pitanga e Vera Manhães, teve seus primeiros papéis na televisão já aos 16 anos. Mas foi só ao estudar teatro na universidade que teve a certeza de que queria seguir a profissão. Para encarnar a atual personagem, estudou história e dança africana para aprimorar seus conhecimentos daquele período. A trama se passa na época do Prefeito Pereira Passos - tempo em que a abolição da escravatura era recente e o preconceito e a marginalização (que segundo ela existem ainda hoje) eram enormes. Mas Camila acredita que o papel de Isabel não é o de uma vítima, mas sim de uma mulher forte e à frente de seu tempo. "Ela traz dignidade. Tem um ponto de vista crítico sobre o período em que vive".

A atriz contou ainda que vê fortes paralelos entre o período em que a novela se passa - conhecido como o Rio de Janeiro do Bota-Abaixo, devido às grandes transformações urbanas e à demolição de cortiços - e o atual, com as reformas em andamento para os Jogos Olímpicos de 2016. "Estou feliz de fazer esse projeto porque está me dando a oportunidade de estudar, de repensar isso. Quem somos nós? Para responder, a gente tem que olhar para trás e fortalecer as nossas raízes africanas", afirmou.

sábado, 8 de setembro de 2012

Camila Pitanga usando o uniforme de Isabel. Foto: TV Globo/Divulgação

Heroína da nova novela das 18h, Camila Pitanga vai usar na trama um visual bem diferente de todos que já usou na TV. Para encarnar Isabel, ela precisa de cerca de duas horas de preparação. O processo todo inclui algumas camadas de roupas, além de uma meia peruca bem longa, que é misturada aos cabelos anelados da atriz.

O visual foi criado pela supervisora de caracterização Carmem Santos. "Com esse resultado nós conseguimos dar caimento, podendo usar solto, preso. É um cabelo de negra, de uma jovem", contou Carmem ao site oficial da novela.

Camila aprovou o resultado: "eu adoro! Embarquei totalmente na ideia da Carmem. A técnica para dar essa textura para o cabelo é ideia dela e agregou muito para caracterizar a Isabel. Está muito natural, parece que o cabelo inteiro é meu. Ele exige um tempo de preparação, mas vale a pena".

domingo, 2 de setembro de 2012

Camila Pitanga exibiu suas pernas no tapete vermelho da festa. Foto: André Muzell e Philippe Lima /AgNews

Aconteceu nesse sábado (1), no Rio de Janeiro, a festa de lançamento da nova novela das seis, Lado a Lado, que estreia no dia 10 deste mês. Camila Pitanga, uma das protagonistas, brilhou no tapete vermelho ao mostrar suas pernas pela fenda do vestido.

Muitos famosos marcaram presença e posaram para os fotógrafos, como Lázaro Ramos, Patrícia Pillar, Thiago Fragoso, Alessandra Negrini, Beatriz Segall, Marjorie Estiano, entre outros.

A novela de época foi gravada em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, e São Luís, no Maranhão. A trama central conta a história de dois casais: Zé Maria e Isabel e Laura e Edgar. O primeiro é interpretado por Camila Pitanga e Lázaro Ramos e aborda, entre os temas, o preconceito contra os negros.

Já o segundo casal é vivido por Marjorie Estiano e Thiago Fragoso. Laura quer trabalhar e estudar, não sonha em viver em função do marido, o que não combina com as expectativas da família de Edgar, filho de senador.